Como obter a carteira de motorista digital

A CNH Digital está disponível no estado do Rio de Janeiro. Para obter sua versão digital da CNH e não ter mais problemas ao esquecer a versão física em case, é preciso ter uma CNH em papel com o QR Code (código de barras bidimensional impresso na parte interna do documento). Depois, é só baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store, e seguir as instruções. O app inclui, além da CNH, o CRLV (documento veicular) Digital.

Todas as CNHs emitidas a partir de 2 de maio de 2017 têm o QR Code.

Para validar a CNH Digital, o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” solicita uma “prova de vida”, movimento físico do usuário, lido pela câmera do celular. Após confirmar a validação, será necessário informar o número do aparelho e criar uma senha de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento for utilizado. A CNH Digital poderá ser acessada pelo celular mesmo sem internet, já que o aplicativo disponibiliza o documento virtualmente para ficara gravado no celular.

Além da utilização no trânsito, a CNH Digital vale como identidade e pode ser exportada em pdf, a partir do próprio aplicativo, com o valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório. A CNH Digital tem o mesmo valor jurídico da CNH em papel, de acordo com a Portaria 184 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de 17 de agosto de 2017.

Dentre as vantagens oferecidas, o documento permitirá que se tenha maior mobilidade, já que estará no smartphone do usuário, e mais segurança, pois os dados serão criptografados, assegurando a sua autenticidade.

Mais informações sobre a CNH Digital podem ser obtidas aqui.

Fechar Menu
W3Schools