O que você precisa saber antes de tirar a carteira de motorista

O que você precisa saber antes de tirar a carteira de motorista

A carteira de motorista é o sonho de muitas pessoas, seja para deixar o transporte público ou para começar a trabalhar. Nesse texto você encontrará as principais informações sobre o que precisa saber antes de tirar a carteira de motorista.

Qual CNH você quer tirar.
Existe no Brasil 5 variações para cnh, A, B, C, D e E.
CNH A: Para veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais que 50 cilindrada.

CNH B: Pode dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista.

CNH C: Todos os tipos de automóveis da categoria B e também os veículos de carga não articulados, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total. São exemplos os caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.

CNH D: É possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de 8 passageiros. Aqui, entram os ônibus, micro-ônibus e vans. Com ela, o condutor também pode comandar todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B e C.

CNH E: Todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B, C e D. Além disso, ele também pode dirigir veículos com unidades acopladas que excedam 6 toneladas. Aqui estão as carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.

Quais as exigências?
É necessário que o individuo saiba ler, escrever, ter identidade, CPF e ser maior de 18 anos.

Preciso fazer autoescola?
Sim! É necessário fazer o Curso de formação de condutor, aulas praticas e teóricas. Antes de escolher a autoescola, verifique se a mesma é licenciada pelo Detran. Pesquise também a distância até a sua residência e o valor para tirar a habilitação que deseja.

Quanto tempo para fazer todo o processo?
O prazo é de no máximo 12 meses e de acordo com o Detran, é possível realizar o processo em no mínimo 3 meses.

Deixe um comentário