Calor no trânsito: confira dicas para aguentar as altas temperaturas

Calor no trânsito: confira dicas para aguentar as altas temperaturas

O ano de 2021 começou com temperaturas altíssimas, no Rio de janeiro foi registrado 41°graus. Além do calor excessivo, também é necessário ficar alerta com as chuvas, que nesse período sempre ocorrem ao final do dia. Por isso a Gran Prime vai te passar algumas dicas para sobreviver no trânsito durante esse período e dirigir com segurança.

A sensação térmica no veículo pode ser até 5°C mais quente do que a real temperatura. Isso ocorre devido ao motor quente e pelo ambiente fechado. A irradiação solar também pode causar queimaduras de primeiro grau e pode levar o indivíduo ao câncer de pele. Lesões oculares também são comuns nessas situações.

Dica 01: comer alguma fruta e beber bastante água!

Dica 02: desidratação não é o único perigo. Queimaduras de primeiro grau também são causadas nessas situações. Use filtro solar.

Dica 03: é aconselhável usar roupas leves. Bermuda, regatas e sandálias. Evitar terno e gravata. Não se esqueça de proteger a cabeça. Um chapéu ajuda a evitar problemas causados pelo sol.

Dica 04: ainda antes de entrar no carro, baixar todas as janelas para facilitar a ventilação mesmo que não haja vento nenhum, parte do ar da sua estufa móvel vai naturalmente ser substituída pelo ar do ambiente. Com o veículo em movimento, basta fechar os vidros e manter o ar-condicionado ligado.

Dica 05: se estiver no carro e for sair, diminua a intensidade do ar-condicionado alguns minutos antes de parar. O ideal é usar uma temperatura não muito distante da externa.

Dica 06: se puder, evite sair de carro nas horas em que o sol está mais forte. Para viagens prolongadas, prefira os horários noturnos.

Dica 07: ao estacionar prefira as vagas na sombra. Estacionar debaixo do sol – mesmo que por pouco tempo – pode deixar o carro muito quente.

Deixe um comentário