Antes de comprar um veículo é importante que você saiba alguns problemas típicos do modelo/marca que esta adquirindo. No caso de veículos usador lembre-se sempre de checar todo o veículo antes de fechar a compra. E para te ajudar listamos alguns dos problemas mais comuns nos veículos e como resolver de forma rápida e sem desespero.
- Pneus carecas
Pneus antigos, velhos e carecas devem ser trocados. Pneus possuem prazo de validade e é necessário que o motorista esteja atento, mesmo que o velho rode pouco ou que os pneus estejam guardados. Fique atento, pois a multa por pneu careca está prevista no inciso XVIII do artigo 230 do CTB como “conduzir veículo em mau estado de conservação”. - Correia dentada com muito uso
O motor do veículo depende da correia em perfeito estado para funcionar. Caso ela arrebente, o motor para de funcionar e precisa ser trocado. Na dúvida, procure trocar os esticadores e as correias. Anote e guarde. Se você está comprando um veículo, solicite as notas fiscais das últimas manutenções. - Falta de combustível
A falta de combustível pode não acarretar grandes prejuízos ao automóvel, porém, é um problema difícil de ser solucionado no meio da estrada, devido à pequena quantidade de postos de combustíveis nas rodovias. Para que você não corra o risco de ficar no meio do caminho, é fundamental seguir à risca estas dicas:
– Certifique-se de que o marcador do automóvel está funcionando bem. Caso o ponto demore para descer, ou se está descendo rápido demais, talvez haja um problema na bomba;
– A marcação de ¼ de combustível deve ser sempre indicativo para abastecer no próximo posto;
– Evite postos com procedência duvidosa, afinal de contas, o produto fornecido pode estar alterado. - Problemas no câmbio
Defeitos no conjunto do câmbio temporalmente são comuns e inevitáveis. A melhor saída é ter atenção aos sinais de que algo não está certo com a transmissão para ser possível corrigir antecipadamente. Veja o que observar para descobrir se há problemas no câmbio:
– A marcha arranha antes de engatar?
– Existe um grilo que some ao pisar na embreagem?
– As marchas escapam?
– Há trepidação ao arrancar?
– A alavanca se movimenta?
Quanto aos cuidados para evitar problemas:
– Não apoie a mão no câmbio. Use a alavanca apenas na troca de marchas;
– Evite deixar o pé sobre a embreagem enquanto estiver dirigindo;
– Evite desgaste em segunda marcha. O motor suporta, mas isso causa um desgaste demasiado. - Pane elétrica
A pane elétrica exige um cuidado muito especial, afinal de contas, por mais conhecimento que o motorista tenha, ele dificilmente será capaz de prever problemas com o alternador ou com a bomba de combustível, por exemplo. Contudo, há medidas que o dono do veículo pode tomar para se prevenir, tais como:
– Verificar se há sinais de dificuldade para ligar o veículo;
– Certificar-se de que não está acontecendo nenhum vazamento de ácido;
– Observar se acontece alguma redução das luzes ao dar partida no carro;
– Conferir se a correia do alternador não está esbranquiçada ou desfiando; - Superaquecimento
O superaquecimento é um grande problema, e seu conserto pode ser bem caro e complexo. O motor de um veículo funciona de maneira correta com uma temperatura média de 92°C. Quando passa desse número, o sistema de arrefecimento entra em ação usando a circulação da água (com aditivo) para amenizar o calor do motor a partir do radiador.
O problema ocorre quando não há uma circulação de água adequada ou qualquer outro defeito que interfira no funcionamento do sistema de arrefecimento. Apesar de exigir o acompanhamento de um profissional, há algumas ações que você pode tomar para se prevenir. Confira:
– Verifique o ponteiro que marca a temperatura. Se ele chegar no vermelho, leve o veículo direto para uma oficina;
– Complete o nível de água do motor. Porém, caso tenha que fazer isso diversas vezes em um curto período, pode ser um aviso de que há algo errado;
– Fique atento às mangueiras internas. Caso alguma esteja estufada, pode haver uma má circulação da água. - Bateria ruim
A maioria das baterias de automóveis deve durar aproximadamente 3 anos ou então 80 mil km. Uma bateria descarregada é, em geral, causada por amperes que se reduzem naturalmente à medida que o produto perde sua capacidade de manter uma carga. Um sensor de temperatura da bateria, o alternador danificado ou outros componentes do sistema de carregamento podem acelerar esse problema. O ideal, portanto, é substituir a bateria do seu veículo no período indicado pelo fabricante, mesmo que não esteja apresentando sinais de danos. - Carro trepidando
Se o seu veículo começar a trepidar, saiba que a falta de alinhamento nas rodas é a causa mais comum. Sendo assim, vai ser preciso verificar a calibragem dos pneus. Não se esqueça de que um pneu mal calibrado pode acabar expondo o carro a muitos inconvenientes que põem em risco a segurança das pessoas que estão no veículo. - Pneu furado
É bem comum vermos carros parados no acostamento das estradas por causa de pneus furados. Normalmente, esse é um dos problemas que mais acontecem durante uma viagem. Você pode evitar esses incidentes com atitudes bastante simples. Veja as dicas:
– Analise se os pneus estão com bolhas, se estão carecas ou se apresentam desgastes irregulares. Tais falhas deixam os pneus mais vulneráveis a perfurações e cortes;
– Reduza sempre a velocidade em pistas esburacadas e mal conservadas. Dependendo do impacto, os pneus podem estourar facilmente;
– Verifique a calibragem dos pneus constantemente, inclusive a do estepe. - Falta de revisão
Apesar de parecer uma dica bastante óbvia, nem todo mundo procede à revisão do carro periodicamente. Então, siga estas dicas:
– Opte sempre por um mecânico de confiança;
– Faça uma revisão antes de viajar;
– Cumpra todos os prazos das revisões. Isso vai ajudar a prevenir prejuízos em seu veículo. - Lubrificação
A lubrificação do motor é bastante importante, pois evita que peças de metal que estão em constante contato em altas temperaturas não fundam. A troca do óleo deve ser feita nos períodos recomendados pela montadora, com um produto que siga as especificações de material e viscosidade que constam do manual. Além de não esquecer as trocas periódicas, jamais ande com a luz do óleo acesa, pois indica obstruções na bomba que podem impedir a lubrificação e levar à fundição do motor.
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