Os 11 problemas mais comuns em veículos

Antes de comprar um veículo é importante que você saiba alguns problemas típicos do modelo/marca que esta adquirindo. No caso de veículos usador lembre-se sempre de checar todo o veículo antes de fechar a compra. E para te ajudar listamos alguns dos problemas mais comuns nos veículos e como resolver de forma rápida e sem desespero.

  1. Pneus carecas
    Pneus antigos, velhos e carecas devem ser trocados. Pneus possuem prazo de validade e é necessário que o motorista esteja atento, mesmo que o velho rode pouco ou que os pneus estejam guardados. Fique atento, pois a multa por pneu careca está prevista no inciso XVIII do artigo 230 do CTB como “conduzir veículo em mau estado de conservação”.

  2. Correia dentada com muito uso
    O motor do veículo depende da correia em perfeito estado para funcionar. Caso ela arrebente, o motor para de funcionar e precisa ser trocado. Na dúvida, procure trocar os esticadores e as correias. Anote e guarde. Se você está comprando um veículo, solicite as notas fiscais das últimas manutenções.

  3. Falta de combustível
    A falta de combustível pode não acarretar grandes prejuízos ao automóvel, porém, é um problema difícil de ser solucionado no meio da estrada, devido à pequena quantidade de postos de combustíveis nas rodovias. Para que você não corra o risco de ficar no meio do caminho, é fundamental seguir à risca estas dicas:

    – Certifique-se de que o marcador do automóvel está funcionando bem. Caso o ponto demore para descer, ou se está descendo rápido demais, talvez haja um problema na bomba;
    – A marcação de ¼ de combustível deve ser sempre indicativo para abastecer no próximo posto;
    – Evite postos com procedência duvidosa, afinal de contas, o produto fornecido pode estar alterado.

  4. Problemas no câmbio
    Defeitos no conjunto do câmbio temporalmente são comuns e inevitáveis. A melhor saída é ter atenção aos sinais de que algo não está certo com a transmissão para ser possível corrigir antecipadamente. Veja o que observar para descobrir se há problemas no câmbio:
    – A marcha arranha antes de engatar?
    – Existe um grilo que some ao pisar na embreagem?
    – As marchas escapam?
    – Há trepidação ao arrancar?
    – A alavanca se movimenta?

    Quanto aos cuidados para evitar problemas:
    – Não apoie a mão no câmbio. Use a alavanca apenas na troca de marchas;
    – Evite deixar o pé sobre a embreagem enquanto estiver dirigindo;
    – Evite desgaste em segunda marcha. O motor suporta, mas isso causa um desgaste demasiado.

  5. Pane elétrica
    A pane elétrica exige um cuidado muito especial, afinal de contas, por mais conhecimento que o motorista tenha, ele dificilmente será capaz de prever problemas com o alternador ou com a bomba de combustível, por exemplo. Contudo, há medidas que o dono do veículo pode tomar para se prevenir, tais como:
    – Verificar se há sinais de dificuldade para ligar o veículo;
    – Certificar-se de que não está acontecendo nenhum vazamento de ácido;
    – Observar se acontece alguma redução das luzes ao dar partida no carro;
    – Conferir se a correia do alternador não está esbranquiçada ou desfiando;

  6. Superaquecimento
    O superaquecimento é um grande problema, e seu conserto pode ser bem caro e complexo. O motor de um veículo funciona de maneira correta com uma temperatura média de 92°C. Quando passa desse número, o sistema de arrefecimento entra em ação usando a circulação da água (com aditivo) para amenizar o calor do motor a partir do radiador.

    O problema ocorre quando não há uma circulação de água adequada ou qualquer outro defeito que interfira no funcionamento do sistema de arrefecimento. Apesar de exigir o acompanhamento de um profissional, há algumas ações que você pode tomar para se prevenir. Confira:
    – Verifique o ponteiro que marca a temperatura. Se ele chegar no vermelho, leve o veículo direto para uma oficina;
    – Complete o nível de água do motor. Porém, caso tenha que fazer isso diversas vezes em um curto período, pode ser um aviso de que há algo errado;
    – Fique atento às mangueiras internas. Caso alguma esteja estufada, pode haver uma má circulação da água.

  7. Bateria ruim
    A maioria das baterias de automóveis deve durar aproximadamente 3 anos ou então 80 mil km. Uma bateria descarregada é, em geral, causada por amperes que se reduzem naturalmente à medida que o produto perde sua capacidade de manter uma carga. Um sensor de temperatura da bateria, o alternador danificado ou outros componentes do sistema de carregamento podem acelerar esse problema. O ideal, portanto, é substituir a bateria do seu veículo no período indicado pelo fabricante, mesmo que não esteja apresentando sinais de danos.

  8. Carro trepidando
    Se o seu veículo começar a trepidar, saiba que a falta de alinhamento nas rodas é a causa mais comum. Sendo assim, vai ser preciso verificar a calibragem dos pneus. Não se esqueça de que um pneu mal calibrado pode acabar expondo o carro a muitos inconvenientes que põem em risco a segurança das pessoas que estão no veículo.

  9. Pneu furado
    É bem  comum vermos carros parados no acostamento das estradas por causa de pneus furados. Normalmente, esse é um dos problemas que mais acontecem durante uma viagem. Você pode evitar esses incidentes com atitudes bastante simples. Veja as dicas:
    – Analise se os pneus estão com bolhas, se estão carecas ou se apresentam desgastes irregulares. Tais falhas deixam os pneus mais vulneráveis a perfurações e cortes;
    – Reduza sempre a velocidade em pistas esburacadas e mal conservadas. Dependendo do impacto, os pneus podem estourar facilmente;
    – Verifique a calibragem dos pneus constantemente, inclusive a do estepe.

  10. Falta de revisão
    Apesar de parecer uma dica bastante óbvia, nem todo mundo procede à revisão do carro periodicamente. Então, siga estas dicas:
    – Opte sempre por um mecânico de confiança;
    – Faça uma revisão antes de viajar;
    – Cumpra todos os prazos das revisões. Isso vai ajudar a prevenir prejuízos em seu veículo.

  11. Lubrificação
    A lubrificação do motor é bastante importante, pois evita que peças de metal que estão em constante contato em altas temperaturas não fundam. A troca do óleo deve ser feita nos períodos recomendados pela montadora, com um produto que siga as especificações de material e viscosidade que constam do manual. Além de não esquecer as trocas periódicas, jamais ande com a luz do óleo acesa, pois indica obstruções na bomba que podem impedir a lubrificação e levar à fundição do motor.

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